“Resenha crítica”
Com base em nossos conhecimentos adquiridos depois de assistirmos e analisar o filme, o grupo concluiu que apesar de o filme ser do gênero Dramático, ele enfatiza o gênero lírico com um tom sensível do início ao fim, o filme Sociedade dos Poetas Mortos, Conta uma historia que se passa em um internato masculino. Pude observar que o início da história é marcado por uma recepção digna de uma escola com o porte da academia Welton, na qual podemos assistir a entrada dos alunos, impecavelmente vestidos de forma clássica, eles entram com estandartes levando o brasão e símbolo da instituição da academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição honra disciplina e excelência.
Com um tom cerimolialista, o diretor faz um breve discurso, falando sobre os cem anos da academia e sobre o excelente ensino oferecido apoiado nos princípios, já citados. Com talento e sabedoria o professor de literatura, volta à escola onde foi educado para dar aulas. No entanto, seus métodos se opõem totalmente àqueles utilizados na escola, inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. O filme é uma história sobre a capacidade humana de pensar sobre sua condição, e, através disso criar novos caminhos através da poesia que pode nos abrir portas através das palavras.
A atitude do professor termina influenciando seus alunos, a descobrirem novos caminhos com o auxilio da poesia, mas tardes esses alunos acostumados com métodos extremamente rígidos. Ficam extremamente impressionados com o método inovador sobre a aula do professor os inspiram a criar a nova Sociedade dos Poetas Mortos. Além de toda a temática envolvida na trama, o filme leva a questionamentos sobre o sentido da vida e a importância de aproveitá-la Com o lema “Carpe Diem”, que significa“aproveitem o dia!” o professor começa a despertar nesses jovens atitudes e características que nem eles mesmos sabiam possuir. O grupo de estudantes interessados passa a se encontrar secretamente para ler e escrever poesias, o que despertou pensamentos próprios e o desejo de realizar seus verdadeiros sonhos indo de acordo ao ideal esperado pelas famílias e pela escola.O professor usa de sua sabedoria para ir alem da simples poesia mas sim desvendar imbróglios impostos em nossas vidas.
Ao longo da trama um jovem se suicida pelo fato de seus pais não acreditarem em seus sonhos, eles não dão a mínima para apoiarem a idéia dele de ser artista quando seu pai o leva para casa e promete tirá-lo da escola e levá-lo para ao colégio militar. O jovem se sentiu Pressionado e angustiado, e se suicida, com o revólver do próprio pai. Esta cena nos faz pensar é questionar até onde deve ir à autoridade paterna. Que de tanta autoridade fez que seu filho se suicidasse pelo simples fato de não seguir seus ideais.
A escola está preocupada em ensinar, e não em fazer o aluno aprender a pensar. O filme mostra que com dedicação todos nós podemos chegar onde queremos.
No final do filme, um fato que nos impressiona é que apesar de toda a proposta pedagógica inovadora, nada disso adiantou para que o professor ficasse, pois acabou sendo expulso, e a escola voltou a ser conservadora do jeito que sempre foi outro gesto que é bom ressaltar é a atitude dos alunos em relação ao que foi decidido pela direção, No momento em que o professor entra para pegar seus pertences, ele é surpreendido com a atitude dos alunos que reagem à sua saída, Com um gesto idealizado pelo professor eles sobem sobre suas carteiras e dizem a seguinte frese:
_Oh Capitão meu capitão!
Um gesto para prestar solidariedade, enquanto o professor se comove, O diretor que esta na sala realiza protestos , porém os alunos não dão a mínima e não o obedecem,imortalizando o gesto do professor.
Isso reflete intensamente no filme um padrão adotado entre duas faces totalmente opostas do modo de nos ensinar, uma briga ente duas formas de se estudar, O professor tenta mudar o sistema pedagógico da escola e acaba sendo expulso da instituição. Recebendo a culpa pelo suicídio do jovem.
Uma mensagem para aqueles que possivelmente vão assistir ao filme precisamos realmente fazer legado do lema ''Carpe Diem'' ou seja Aproveite o dia quebre barreiras impostas em suas vidas para seguirmos de acordo com nossos ideais. Com o projeto em busca da paz podemos tirar um bom aproveitamento que a escola é um lugar que nos prepara não somente pára a vida, mas para o convívio em sociedade, nestes diversos anos que estudamos não só apreendemos, mas damos inicio as nossas idéias. Criamos uma segunda alma que nos faz pensar de modo critico para elevar nosso intelecto e nos revelar aos nossos ideais.
Cenas do filme !
Atenciosamente Grupo 7 2°D
Espero que tenham gostado !
Nenhum comentário:
Postar um comentário