ENREDO
''OS MISERÁVEIS''

Os miseráveis principal obra de Victor Hugo foi publicado na França no ano de 1862, que basicamente traz um conto em plena revolução de 1789 onde era proclamada a ascensão da burguesia a queda do absolutismo,O livro traz a triste historia de Jean Valjean que foi condenado primeiramente cerca de 4 anos por roubar um pão para alimentar seus sobrinhos mas ficou preso cerca de 19 anos por repentinas tentativas de fuga depois de longos 19 quando Valjean sai da cadeia, Jean passa por apuros onde ninguém quer o acolher. Em sua trajetória Jean encontra Monsenhor Bemvindo que o acolhe com toda gratidão mas é apunhalado por Jean que é rouba seus ricos castiçais de prata, Jean é pego pelo temível javert e é levado para a igreja, pela sua surpresa o Monsenhor benvindo não o entrega mas o ajuda, Jean foge da cidade e depois de anos adota uma nova identidade, Madaleine tornando-se um próspero empresário.Madaleine ajudava a todos e em um ato de bondade onde ele salvou a vida de um carroceiro,é reconhecido pelo implacável inspetor Javert, que o acusa de varias coisas inclusive de ser o temível Jean Valjean .
No desenrolar da historia Senhor Madaleine promete ajuda a Fantine uma outra protagonista que sofreu na historia, Fantine era mãe de Cossete que teve de abandonar ela por não ter condições de cria-la e a entregou ao casal Thernadier que abusava da inocência de Fntine, exploravam ela pediam dinheiro dizendo que era para a pobre cossete mas não passava de uma farça a pobre garota era feita de escrava pelo casal Thernardier.
Depois de um tempo preso novamente, Jean consegue escapar; em mais um ato de bondade salvando a vida de um homem e é dado como morto, Jean reencontra os Thernadier e resgata a pequena Cosette da inescrupulosa família Thénardier e vai morar com ela em um convento em Paris.
Incrivelmente parece que Javert nasceu para perseguir Jean,ele o encontra em Paris em uma mega batalha que ficou marcada na Historia mundial e principalmente na frança que é a batalha de Waterloo,Jean caiu em uma armadilha feita pelos Thrnadier, a jovem cossete conhece Marius e vivem um amor incondicional, traços como esse fazem parte do Romantismo na obra de Victor Hugo, Poucos anos depois, a Revolução Francesa entra em cena, trazendo conflitos políticos às ruas da Cidade-Luz. E a vida só mostra como é uma sequência de problemas que se substituem por tempo indeterminado.
Jean salva Marius e javert, em mais um ato heroico, adoece e fica longos anos doentes em seus últimos dias recebe a visita de sua querida Cossete que casa-se com Marius.
Resenha
Um ótimo livro, um dos melhores que já li mostra a vida dura de um mero personagem que traz a dura realidade de muitas pessoas em nossa sociedade, O Livro nos fascina encanta e nos decepciona ao mesmo tempo trazendo injustiças, amores incondicionais, perseguição bondade e por fim o essencial para compreendermos a história, tem uma linguagem fácil de ser compreendida, É impossível que não paremos nem um segundo para pensar refletirmos e nos indignar com tanta injustiça que Jean passou demostrando o desejo de passar o bem para os outros, coisa que acontece ainda nos dias de hoje, já parou para pensar quantas pessoas não são presas injustamente? Bom não vem ao caso.
O enredo traz ao mesmo tempo amor e também um sentimento de de medo.com personagens marcantes impossível de esquecermos, O mais interessante desse livro é como as diferentes histórias dos diferentes personagens são interligadas. Jean, um francês que sofre para caramba, mas sempre fez bem para os outros viveu em péssimas condições e foi preso por algo tão simples,depois de ter cumprido sua pena com muitas punições por tentar fugir é perseguido longamente pelo temível Javert que tem uma paixão exagerada pela lei.
Podemos notar o grau de maldade nos perigosos e exploradores Thénardier, que humilham a Jovem cossete enquanto Fantine morre para dar do bom e do melhor, também notei a bondade de Monsenhor Benvindo, que representa veramente o verdadeiro papel dele no livro,o perdão dado e concebido a Jean quano ninguém o apoiou ele surgiu como um anjo em sua vida, mesmo depois de apunhalado pelas costas,ele concebe o perdão a Jean e o livra da prisão.
Enfim depois de li notei que há algo que já citei que gera indignação em nossa vida a injustiça sofrida pelo Jean.
Resenha feita por Julio Cézar !
Nenhum comentário:
Postar um comentário